Benefícios Da Yoga Para Controlar a Hipertensão

diabetes e yoga beneficios

Yoga é um dos remédios naturais mais eficazes para controlar a hipertensão arterial. O Yoga é um antigo sistema hindu de exercício e terapia praticado na Índia há mais de 4.000 anos.

A palavra vem de uma palavra sânscrita, yug, que significa unir-se e visa alcançar uma mente saudável em um corpo saudável.

Existem muitos tipos de yoga, dos quais o hatha yoga é mais comumente praticado. Isso combina exercícios de alongamento e posturas físicas (asanas) com controle da respiração (pranayama) e meditação para alcançar o bem-estar.

Yoga para pressão alta

Os resultados de 6 ensaios clínicos, envolvendo 394 pessoas com hipertensão, descobriram que a ioga regular pode reduzir a pressão arterial elevada em uma média de 4,59 / 3,65 mmHg dentro de 8 a 12 semanas.

Praticar ioga pode até trazer benefícios dentro de 9 dias, de acordo com um teste, e também é benéfico para aqueles que são novos no yoga.

Um estudo recente avaliou os efeitos do yoga regular em 90 pessoas, das quais 64 tinham pressão alta e não tomavam medicação.

Os participantes eram classificados como aprendizes e praticavam exercícios de ioga por uma hora todas as manhãs, durante um mês.

Naqueles com hipertensão, praticar ioga reduziu a pressão arterial em uma média de 3,9 / 2,36 mmHg ao longo do mês. Nenhuma alteração foi observada no grupo controle com pressão arterial normal.

programa controlando a hipertensão arterial

Yoga para fatores de risco para doenças cardíacas

Yoga também oferece outros benefícios de saúde para pessoas com pressão alta. Uma grande análise de 44 ensaios clínicos, envolvendo 3,68 pessoas, descobriu que, em comparação com nenhum tratamento, a ioga:

  • melhorou a pressão arterial em 5,85 / 4,12 mmHg
  • freqüência cardíaca reduzida em uma média de 6,59 batimentos por minuto
  • Taxa respiratória diminuída em quase 1 respiração por minuto
  • circunferência da cintura reduzida em 1,95 cm
  • reduziu o colesterol total em 13,09 mg / dl e o colesterol LDL de muito baixa densidade em 5,70 mg / dl
  • aumentou o colesterol HDL “bom” em 2,94 mg / dl
  • triglicerídeos reduzidos em 20,97 mg / dl
  • melhor controle da glicose (diminuição da HbA1c em 0,45%) e resistência à insulina.
  • Isso sugere que praticar yoga tem efeitos clinicamente importantes que podem reduzir significativamente o
  • risco de doença cardíaca ou derrame.

Tipos de yoga para pressão alta

Existem muitas formas de yoga, algumas das quais são menos exigentes do que outras. Para o benefício ideal, o Yoga é praticado três ou quatro vezes por semana, durante 30 a 60 minutos por sessão.

Comece devagar, no entanto, na turma de iniciantes e aumente gradualmente a quantidade de tempo que você dedica a essa atividade.

Se você tem pressão alta descontrolada, evite posturas de ioga que envolvam cabeça ou ombros, pois podem aumentar temporariamente a pressão arterial.

Hatha yoga e Iyengar yoga para pressão alta

O Hatha Yoga concentra-se na postura e é o mais praticado no Ocidente. Ele usa uma série de poses simples que fluem confortavelmente de um para outro no seu próprio ritmo.

Uma das abordagens mais fáceis para Hatha Yoga é Iyengar, que usa itens como cadeiras e travesseiros para superar a falta de flexibilidade. Isso o torna ideal para iniciantes, especialmente aqueles que são relativamente inadequados.

Embora Iyengar use posturas clássicas de yoga, concentra-se mais em simetria, alinhamento e meditação.

As posturas são realizadas por períodos de tempo mais longos do que na maioria das outras formas de yoga, e às vezes são descritas como Mediação em Ação.

Esta é a forma ideal de yoga se você tiver pressão alta e preferir uma forma mais tranquila de relaxamento.

Kundalini yoga para pressão alta

Kundalini Yoga usa posturas e exercícios de respiração, juntamente com mantras, meditação, visualização e relaxamento guiado para purificar a mente, corpo e espírito.

Diferentes posturas, sons, gestos e padrões de respiração são usados ​​para ativar a energia da “kundalini” na coluna. Esta forma de yoga é ideal para aqueles que têm uma visão mais extrovertida da vida.

yoga para controlar a pressão alta

Kripalu yoga para pressão alta

Kripalu yoga usa meditação e alinhamentos posturais, que são mantidos por um curto período de tempo, para produzir uma série contínua de movimentos espontâneos e dinâmicos que fluem de um para outro.

Embora seja uma forma dinâmica de yoga, o Kripalu yoga também é suave e relaxante, tornando-o ideal para alguém com pressão alta que prefere uma forma de relaxamento espontânea e orientada para o movimento.

Sivananda yoga para pressão alta

Sivananda Yoga usa uma série de doze poses diferentes que fluem de um para o outro, além de técnicas de relaxamento, entoação de mantras e exercícios de respiração.

Esta forma de yoga é ideal para alguém com pressão alta, que é flexível no corpo, mas prefere uma abordagem estruturada para a vida.

Viniyoga para pressão alta

Viniyoga é uma forma lenta e suave de yoga que não enfatiza as articulações e que se concentra na cura.

Posturas, percepção da respiração, movimentos, relaxamento, meditação e imagens guiadas são todos usados, mas baseados em suas necessidades individuais.

Viniyoga é ideal para idosos com pressão alta e para aqueles que estão se recuperando de doenças.

Ashtanga yoga para pressão alta

Ashtanga, ou power yoga, é melhor reservado para aqueles que estão fisicamente aptos, pois mesmo as rotinas de iniciantes são extenuantes e exigentes.

Esta forma de yoga se concentra na construção de força, flexibilidade e resistência, com a meditação desempenhando um papel menor.

As posturas fluem de uma para outra e seus movimentos respiratórios e oculares são coreografados para cada movimento.

Asthtanga Yoga é ideal se você está fisicamente apto e tem hipertensão bem controlada.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *