O que é yoga?

o que é yoga

O significado literal da palavra Yoga é união. Está ligado à palavra de origem inglesa, jugo etimologicamente. Ou seja Yoga é a união com Deus, ou, união com eu divino ou o espírito infinito a ideia é essa.

Aqui no ocidente a yoga é comumente confundida com a hatha yoga que é a mais praticada onde existe um sistema de posições corporais. A yoga por outro lado é ligada principalmente ao lado espiritual, vai além das simples posturas.

Não que uma seja melhor ou pior que a outra mas são coisas distintas que fazem parte de um mesmo Todo, afinal o corpo humano é parte de nossa natureza humana e não pode ser olhada do nosso lado espiritual.

Diferença do Hatha Yoga e a Yoga?

O Hatha yoga esta ligada a parte da atividade física da yoga. Mas a yoga verdadeira é baseada em técnicas de meditação com o intuito de harmonizar a consciência do ser humano através de meditações profundas.

É uma arte e se não for praticada corretamente não vai surtir o efeito desejado. O yoga não se baseia em um sistema de crenças como uma religião comum, como é considerada por muitos.

O Yoga é principalmente ligado a energia do corpo, através da pranayana que é o controle da energia Prana que significa respiração. A ioga nos ensina a ter o controle do corpo através da respiração para alcançar e manter um nível elevado de consciência.

O que é Yogi?

Os seus ensinamentos vão além da técnica e mostram para o Yogi (praticante de yoga) como dirigir a energia para harmonizar o ser humano com a consciência divina e interagir com sua consciência infinita.

A energia de cada ser comum está trancada no seu corpo. A falta de proveito dessa energia para sua vontade vai impedi-lo de amar o Senhor unidirecionalmente como qualquer outro dos aspectos da natureza humana que são coração a mente e a alma. Somente quando a energia for retirada do corpo e dirigida para cima em meditação profunda é possível  a comunhão com seu interior é possível.

Conclusão

Yoga é a ciência antiga tem milhares de anos. O que é percebido através de sua prática formam a espinha dorsal da da lendária Índia. As verdades adotadas através dos ensinamentos da yoga,  não se limitam à Índia, nem somente àqueles que conscientemente praticam suas técnicas no ioga. Muitos dos conhecidos santos da religião cristã, descobriram o seu caminho espiritual através dos ensinamentos do yoga.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *