Como Começar a Ler a Bíblia Mais Facilmente

Pode ser intimidante começar a ir à igreja todos os domingos e ouvir sobre passagens que você nem sabia que estavam na Bíblia.

Como você pode até começar a entender esse livro enorme?

Você quer entender a Bíblia por si mesmo, mas as leis e histórias parecem tão diferentes da sua vida hoje.

Como você pode entender e aplicá-lo? Você deve ser um estudioso?

A boa notícia é que você, como qualquer outro cristão seja educado ou não que passou antes de você, tem exatamente o que precisa para estudar a Palavra de Deus e extrair dela o Espírito Santo.

Você foi comprado com o sangue de Cristo, trazido para sua família e recebeu a terceira pessoa da Trindade como seu ajudante nessa caminhada cristã.

Você tem tudo o que precisa para entender e aplicar a Bíblia, e algumas ferramentas ajudarão você a começar.

A Bíblia é Valiosa

Você pode acreditar que a Bíblia é verdadeira, mas você pode não entender o tremendo valor que ela tem para sua vida, esclarecido em 2 Timóteo 3: 16-17:

curso de teologia a distancia

Curso de teologia a distancia

Toda a Escritura é soprada por Deus e é útil para ensinar, repreender, corrigir e treinar em retidão, de modo que o servo de Deus possa estar completamente equipado para toda boa obra.

Deus nos dá a Bíblia para que possamos viver a vida cristã. É o meio pelo qual podemos ser equipados, encorajados e edificados como filhos de Deus.

É um livro vivo que respira vida em nossas almas. Para entender a Bíblia por si mesmo, você deve primeiro acreditar que ela tem muito a dizer a você – que é a própria palavra de Deus para você.

Depois de entender essa verdade, você está pronto para mergulhar em uma compreensão mais profunda.

Comece Devagar e Com Atenção

É fácil ficar sobrecarregado sempre que você empreender uma nova tarefa, especialmente lendo e interpretando a Bíblia.

O melhor conselho que já recebi para começar: leve um dia de cada vez. Não há vergonha em passos de bebê. Eles vão te levar para o mesmo destino.

É assim que o crescimento começa.

Aprender a interpretar a Bíblia por conta própria requer disciplina, mas com o tempo você verá que Deus opera em sua vida porque prometeu fazer sua obra através de sua Palavra (Isaías 55:11).

Comece pequeno talvez um capítulo por dia. Nesse capítulo, observe cuidadosamente o que o texto diz e o que vem antes e depois dele. Pode ser útil anotar essas observações.

Questione Sempre

Às vezes as passagens das Escrituras são difíceis de entender. Fazer perguntas ajudará você a seguir o caminho certo para interpretar a Bíblia e aplicá-la à vida.

Embora essas questões não sejam exaustivas, elas são um começo. Se isso ajudar você, compre um diário e anote essas perguntas e respostas cada vez que ler:

O que esse versículo ou passagem diz sobre Deus?
O que esse versículo ou passagem diz sobre mim?

Eu começo com Deus porque ele é o autor do livro. Ele estabelece intenção autoral. Quando ele inspirou os escritores bíblicos a escrever as páginas da Escritura, ele tinha um plano e propósito em mente.

Entender Deus, seu caráter e seu trabalho na Bíblia é entender a mensagem da Bíblia. Também é importante começar com Deus porque somente à luz de quem ele é, nós nos veremos corretamente nas páginas da Escritura.

A Bíblia é um espelho e, embora também nos dê uma visão ampla de nosso Deus, ela também nos dá uma visão precisa de nós mesmos.

Às vezes, essas perguntas levam a mais perguntas e pensamentos, e esse é o ponto. Grandes coisas acontecem quando, juntamente com a obra do Espírito Santo, nós paramos e permanecemos sobre a Palavra de Deus.

Leia Também: Yoga é uma religião?

Aplique os ensinamento á vida

Depois de fazer algumas anotações e refletir sobre o que esses versículos estão dizendo sobre Deus e você, você está pronto para aplicá-lo à sua vida. Interpretação é a chave antes da aplicação.

É impossível aplicar a Bíblia à sua própria vida se você sentir falta do que a Bíblia está dizendo sobre Deus.

Então, como você aplica a Bíblia à sua vida? Vamos ver o sermão de Jesus em Mateus 6: 25-33:

Portanto, eu lhe digo, não se preocupe com a sua vida, com o que você vai comer ou beber ou com o seu corpo, o que você vai usar.

Não é a vida mais do que comida e o corpo mais do que roupas?

Olhe para as aves do ar; eles não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros, e ainda assim seu Pai celestial os alimenta.

Você não é muito mais valioso que eles? Algum de vocês pode se preocupar em adicionar uma única hora à sua vida?

E por que você se preocupa com roupas?

Veja como as flores do campo crescem? Eles não trabalham nem giram. No entanto, eu lhes digo que nem mesmo Salomão em todo o seu esplendor estava vestido como um deles.

Se é assim que Deus veste a grama do campo, que está aqui hoje e amanhã é jogado no fogo, não lhe vestirá muito mais você de pouca fé?

Portanto, não se preocupem, dizendo: “O que devemos comer?” Ou “O que devemos beber?” Ou “O que devemos vestir?” Para os pagãos correrem atrás de todas essas coisas, e seu Pai celestial sabe que você precisa deles.

Mas busque primeiro seu reino e sua justiça, e todas estas coisas serão dadas a você também.

Então, qual é o objetivo desse sermão? Deus é soberano sobre todas as coisas, incluindo o aparentemente mundano como pardais de alimentação.

Quanto mais Deus estará envolvido nos intrincados detalhes de sua vida? Mais do que isso, essa compreensão de quem Deus é deveria banir qualquer noção de medo ou ansiedade.

Como é reconfortante saber que a Palavra de Deus fala diretamente sobre esses medos e fornece uma resposta e uma maneira de escapar.

como ser teologo

Assista ao trabalho de Deus

Filipenses 1: 6 diz: “Aquele que iniciou uma boa obra em você irá cumpri-la até o dia de Cristo Jesus”.

Se Deus te salvou, ele fará o que for preciso para te conformar à sua imagem.

Ele vai crescer e mudar você. Uma das principais maneiras que ele realiza esse objetivo é através de sua Palavra. Ele quer que você o conheça.

Ele quer que você o valorize e se delicie com ele, bebendo profundamente das verdades das Escrituras e tendo seus olhos despertos para quem ele é.

Esta Bíblia tem alimentado as almas de inúmeros crentes por milhares de anos. As pessoas deram suas vidas por isso. Outros venderam seus bens preciosos para obter uma cópia.

E o Espírito Santo promete ser um ajudante, permitindo que você entenda a própria palavra de Deus.

“Aquele que te chama é fiel, e ele o fará” (1 Tessalonicenses 5:24).

Saiba Mais em: http://www.comoentenderabiblia.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *